A osteomielite é uma infecção óssea causada predominantemente por bactérias, micobactérias ou fungos. Portanto, quando esses micro-organismos invadem o osso, elas se alimentam do osso, gerando destruição óssea local.

Embora vários tipos de microorganismos poderem causar a osteomielite, os mais comuns são as bactérias. Quando elas invadem o tecido ósseo, na qual são pouco vascularizados, as bactérias se alojam em pequenos canalículos presentes nos ossos ou até mesmo dentro das células ósseas. Isso faz com que ao destruírem o tecido ósseo local, a vascularização óssea que já é ruim, torna-se pior. Assim, os antibióticos utilizados no tratamento da osteomielite chegam com dificuldade no local, muitas vezes não fazendo o efeito esperado.

Veja também como esses microorganismos chegam até ossos.

 

Como adquirimos Osteomielite?

Existem basicamente duas formas de as bactérias alcançarem os ossos e geraram a osteomielite.

• HEMATOGÊNICA:

Forma usualmente encontrada na infância, rara em adultos. Esta forma de adquirimos osteomielite é gerada quando possuímos alguma infecção no corpo, podendo ser em qualquer local. Assim, essa bactéria cai na corrente sanguínea e vai até a região óssea. Lá ela começa a colonizar e gerar destruição óssea.

• CONTIGUIDADE:

Forma mais comum em adultos e idosos. Essa maneira de adquirimos osteomielite é gerada pela quebra da barreira de proteção dos ossos, mais conhecida como pele. Ou seja, por algum motivo, houve uma falha permanente ou transitória da cobertura dos ossos pela pele, permitindo que microorganismos entrem em contato com o osso. Normalmente essa osteomielite é causada por fraturas expostas, pós operatórios de fraturas fechadas, úlceras plantares comuns nos pés diabéticos, entre outras.

 

Fale Conosco

Rua Doutor Alceu Campos Rodrigues, 46 – Conjunto 28
Vila Nova Concieção – Ao lado do Hospital Vila Nova Star