Diabetes é uma das doenças mais antigas conhecidas pela humanidade, sendo descrita aproximadamente 3000 anos antes das documentações egípcias. Basicamente suas complicações são geradas pela manutenção de níveis elevados de açúcar (glicose) na corrente sanguínea por longos períodos.
De maneira simplificada, é subdividade em 2 tipos:

• Tipo 1:

Este tipo normalmente inicia-se em pacientes jovens. É causada pela destruição das células Beta do pâncreas. Essas células são as responsáveis pela produção de uma substância chamada insulina, responsável por retirar o açúcar do sangue e deixá-lo entrar no interior das células. Essa destruição das células Beta ocorre usualmente por causa auto-imune, ou seja, células de defesa do próprio organismo atacam as células Beta e as destroem, assim como ocorre na doenças reumatológicas.

• Tipo 2:

Já no tipo 2, a morte das células Beta do pâncreas ocorre por exaustão de produção de insulina. Isto porque por determinados fatores que falaremos a seguir, as células do restante do nosso corpo começam a tornar-se resistentes a ação da insulina, e consequentemente, como a insulina ajuda a célula a absorver o açúcar presente no sangue, as células absorvem menos açúcar(glicose) e há um aumento da glicose dentro dos vasos sanguíneos. Desta forma inicia-se um ciclo vicioso na qual as células Beta do pâncreas reconhecem que tem muito açúcar no sangue e vão aumentando a produção de insulina no intuito de reduzir os níveis de glicose do sangue. No entanto, chega um determinado momento que as células do pâncreas começam a morrer devido a alta produção de insulina, fazendo com que o paciente necessite iniciar a reposição da insulina.

O que é pré-diabetes?

A pré diabetes nada mais é o estágio inicial da diabetes tipo 2. Ao contrário da diabetes tipo 1 que ocorre uma redução abrupta e quase total da produção de insulina pelo pâncreas, na diabetes tipo 2 o aumento dos níveis de açucar no sangue ocorre de maneira lenta e progressiva. Desta forma, é considerado pré-diabetes o estágio em que o paciente apresenta uma pequena elevação dos níveis de glicose (açúcar no sangue) e altos níveis de produção de insulina pelo pâncreas. Nesta fase, como ainda há uma boa produção de insulina pelo nosso pâncreas, o tratamento consiste basicamente em controle nutricional e uso de medicamentos que ajudam na ação da insulina, tais como a conhecida metformina.

Quais os fatores de risco para ter diabetes?

Alguns fatores são associados ao desenvolvimento da diabetes, dentre eles os principais são:
macarronada

Dieta rica em carboidratos e gordura

copo de cerveja

Consumo de bebidas alcoólicas

cigarros

Fumar

mulher grávida

Gravidez

amigos na sala

Sedentarismo

barriga com excesso de gordura

Obesidade

médico medindo pressão

Hipertensão arterial

idosa ao lado de jovem

História familiar

Fale Conosco

Rua Doutor Alceu Campos Rodrigues, 46 – Conjunto 28
Vila Nova Concieção – Ao lado do Hospital Vila Nova Star