Como adquirimos Osteomielite?
A osteomielite não possui um sintoma característico devido a sua pluralidade de formas, regiões acometidas e diferentes germes que podem causar a doença.
Comumente os sinais mais observados são os famosos sinais flogísticos, nas quais são: inchaço, vermelhidão, dor local e até drenagem de pus por uma fístula ou ferida próxima a região.
No entanto, a osteomielite pode muito bem ser confundida com uma infecção de pele e até com um furúnculo.
O mais importante quando se depara com um paciente com sinais flogísticos em qualquer lugar do corpo é pensar na possibilidade do diagnóstico e associar a história clínica com sintomas.
Por exemplo: Um paciente adulto relata dor, hiperemia e inchaço na perna. Caso este paciente tenha algum histórico de ferimento local prévio ou cirurgia, a possibilidade de osteomielite deve ser rapidamente pesquisada. Caso não tenha esse histórico, o mais provável é uma infecção apenas da pele, visto que em adultos e idosos é raro a osteomielite hematogênica.
ATUAÇÃO
Minhas áreas de atuação
Câncer de Peritônio
O câncer no peritônio afeta a membrana que reveste a parte interna da cavidade abdominal e recobre órgãos como o estômago, intestinos, reto, bexiga e útero.
Câncer Gastrointestinais
O câncer gastrointestinal é um tipo de câncer que se desenvolve no sistema digestivo. Ele pode afetar esôfago, estômago, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso e reto.
Câncer Ginecológico
São os cânceres que afetam o sistema genital feminino, como o câncer do colo de útero e câncer de ovário e ainda os tumores de endométrio, vagina e vulva.
Sarcomas e Melanomas
Sarcoma é um tipo de câncer que se desenvolve a partir de certos tecidos, como osso ou músculo. Os dois tipos principais são os sarcomas ósseos e os sarcomas de partes moles.
Já o melanoma são tumores malignos originário dos melanócitos (células que produzem pigmento) e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais.
Tumores de Retroperitônio
São tumores que acometem o espaço anatômico localizado atrás da cavidade abdominal. Nesse local, encontram-se alguns órgãos, como o pâncreas e os rins, além de parte do intestino.
Vamos juntos vencer o câncer
Abordagem personalizada e humanizada em cada etapa do tratamento
Utilização de técnicas minimamente invasivas para melhor recuperação
Equipe multidisciplinar altamente qualificada.
CRM 161.919 / RQE 79.114
Especialista em tratamento de úlceras diabéticas, osteomielite e pé diabético.
Não aceitamos convênio médico.
Links rápidos
Contatos e localização
© Dr. Eduardo Araujo 2024 | Todos os direitos reservados.